A influência da alimentação dos pais sobre o comportamento alimentar dos filhos.
Os pais são os primeiros educadores alimentares dos filhos.
A atitude dos adultos reflete diretamente no comportamento alimentar das crianças, os pequenos imitam os pais, é um processo natural de construção do ser humano.
A alimentação dos pais influenciam os filhos nas escolhas alimentares, está influência começa durante a gestação, quando a mãe não tem uma alimentação adequada a criança pode não ter uma alimentação correta no decorrer do seu desenvolvimento, as preferências alimentares da mãe durante a gravidez costumam ser as mesmas do filho.
Os pais cuidam da alimentação dos filhos da mesma maneira em que cuidam da sua alimentação e consequentemente do seu peso e ensinam para os filhos através do seu comportamento.
Além das influencias sociais e culturais as crianças são moldadas pelas pessoas que convivem com elas, principalmente o pai e a mãe, e tudo é repetido pela criança, não adianta somente falar para ela comer brócolis se ela não vê os adultos a sua volta comendo.
As crianças são dependentes dos pais para modificar a alimentação, e os mesmos têm que ter consciência que o exemplo vale mais do que simplesmente falar para os pequenos terem uma alimentação saudável.
As crianças que têm uma ingestão muito grande de produtos calóricos durante a primeira infância consequentemente vai ingerir menos vegetais nas fases seguintes do seu desenvolvimento. Desta forma é necessário que os pais tenham uma boa alimentação para influenciar os filhos a terem uma alimentação adequada, exemplo é tudo.