Mitos e Verdades Sobre Alimentação Infantil

Se você tem uma criança em casa e ela aceita bem todos os alimentos saudáveis está ótimo! 

Para quem tem filho com 2 a 5 anos, sei que já ouviu a seguinte frase “não gosto “ ou “não quero” mesmo sem experimentar ou se alimentava muito bem e de repente parou de aceitar um certo alimento.

Esse comportamento faz parte do desenvolvimento da criança, não precisa ficar ansiosa e preocupada com a situação. Mas é necessário ter persistência para continuar a oferecer uma alimentação saudável e assim educar o paladar da criança.

Veja agora alguns mitos e verdades sobre a alimentação dos pequenos:

 

Criança só come besteiras!

Mito: Quando a criança não tem uma seletividade alimentar severa (o que deve ser investigado, mas aqui estamos falando de maneira geral) ela só vai comer as famosas besteiras se tiver acesso.

Ai te pergunto, quem compra e oferece as besteiras para a criança?

Comida para criança são aquelas que têm embalagens coloridas

Mito: Cuidado com o que a indústria de alimento impõe como necessário para alimentação do seu filho, muitas vezes somos persuadidos a oferecer alimentos pelo o marketing, sendo que alimentos de verdade não têm embalagens.  

Comida para criança precisa ser elaborada

Mito: A comida quanto mais simples melhor, não precisa ser chef de cozinha para oferecer uma alimentação equilibrada para os pequenos. Quanto menos elaborada melhor é para a criança identificar.

Toda criança é ruim para comer

Mito: Cada criança tem uma dificuldade, mas quando escuto frase assim é porque a criança nega alguns vegetais ou não come a quantidade que o adulto acha que é necessário.  

Criança precisa de uma alimentação variada

Verdade: Quanto mais à alimentação for variada melhor é para o desenvolvimento da criança e para a formação de um bom paladar.

Criança precisa de alimentos doces para ser feliz

Mito: Muitos adultos acham que a criança só vai ficar feliz se oferecer um docinho, mas é possível oferecer outros alimentos e até mesmo proporcionar momento de alegria com brincadeiras para deixar a criança feliz.

É melhor oferecer a fruta ao invés de suco

Verdade: Ao consumir a fruta a criança vai ingerir as fibras, fazendo assim o movimento da mastigação que ajuda no processo da fala e vai ter um contato maior com a fruta através do tato.

E muitas vezes os adultos acrescentam açúcar no suco sem necessidade.

O leite materno é o melhor alimento para os bebês até 6 meses

Verdade: Ainda não tem outro alimento tão perfeito quanto o leite materno, tem tudo que a criança precisa.

 

Descubra como fazer lanches saudáveis para seu filho clicando no link abaixo! 

 

Núbia Antunes

Núbia Antunes

Nutricionista infantil com o objetivo de contribuir para melhoria da a alimentação dos nossos pequenos.

Veja outras postagens!

Sem categoria

Lancheira Nutritiva

Volta ás aulas Com a volta ás aulas também volta a preocupação do que colocar na lancheira. O que a criança come está diretamente ligado

Leia Mais »
Sem categoria

Lanche Escolar

Lancheira saudável  A infância é um período de grande desenvolvimento e para garantir uma alimentação saudável com a ingestão adequada é necessário oferecer os nutrientes

Leia Mais »