O que colocar na lancheira?
Com o início das aulas é hora de pensar no lanche escolar, o que seu filho vai comer durante o período escolar ?
A alimentação que a criança tem no momento dos estudo é muito importante para seu desenvolvimento, o rendimento do aprendizado está diretamente ligado ao que a criança come neste período.
Uma criança que tem uma alimentação rica em carboidratos simples e açúcares pode ficar mais agitada devido à alta quantidade de glicose no sangue e pela rápida queda desta devido à alta concentração de insulina, sendo assim a criança não consegue se concentrar e pode ter baixo rendimento escolar.
Uma alimentação pobre em ferro pode causar anemia o que também vai diminuir a concentração, pois o ferro é essencial para o transporte de oxigênio e sem este nutriente a criança não vai conseguir raciocinar adequadamente.
Oferecer sempre alimentos industrializados não vai ajudar no rendimento escolar, pois estes alimentos estão relacionados com o aumento de doenças crônicas não transmissíveis, tais como diabetes do tipo 2 e hipertensão.
Outro motivo para não oferecer excessos de alimentos embalados é pela formação do paladar da criança, estudos mostram que crianças que consumem muitos alimentos industrializados dificilmente vão aceitar os alimentos naturais. Educar o paladar de uma criança é extremamente essencial para bons hábitos alimentares, assim como é essencial aprender a ler e a escrever.
Uma vez ouvir de uma colega que assim como compramos lápis coloridos, cadernos com capa de desenho animado e um tanto de outras coisas para incentivar a criança a aprender a escrever é necessário investir na educação do paladar também.
Mas como montar uma lancheira saudável e atrativa?
Primeiro tire um dia na semana para se organizar, coloque a criança para se envolver com essa tarefa. Se possível faça um cronograma dos lanches.
Segundo, todos os dias deve ter na lancheira uma fonte de carboidrato, uma proteína e uma fruta (fonte de vitaminas e minerais) e não se esqueça da água.
Ex.: Pão com queijo branco, maçã e uma garrafinha de água.
Prefira sempre a fruta inteira, assim a criança consume a fibra. Quando oferecer suco evite colocar açúcar, é possível adoçar com a própria fruta.
Ex.: maracujá com manga, fica ótimo!
Agora quer deixar os lanches mais atrativos?
Associe os lanches com os personagens preferidos da criança ou ao esporte, use a criatividade.
Eduque agora para não tentar reeducar mais tarde!