Meu filho completou 1 ano e parou de comer! O que faço?

Mãe calma, posso-te dizer que é normal! Não fiquei preocupada, faz parte do desenvolvimento da criança.

Muitas mães queixam que quando a criança completa 1 ano o apetite diminuí e a criança passa a não aceitar os alimentos como aceitava antes. O que acontece é que ao completar 12 meses a criança passa a se envolver no meio em que vive e a dar mais atenção a tudo ao seu redor e menor atenção ao alimento.

Outros fatores são: o ritmo de crescendo cai e assim o apetite também, além disso, a criança começa a ficar mais independente e com isso passa a ter mais autonomia em escolher o que vai comer ou não.

Essa fase se inicia após 1 ano pode se prolongar até por volta dos 3 anos de idade. Mas como saber se o pequeno está bem nutrido? Se a criança apresenta desenvolvimento adequado e brinca normalmente é porque está tudo bem com ela. Não precisa ficar ansiosa ou preocupada.

Nunca obrigue ou faça chantagem para a criança comer algo que ela não queira. Mas cuidado para não oferecer alimentos industrializados em substituição ás refeições.

É importante lembrar que cada criança deve ser avaliada por um nutricionista, pois pode haver outros fatores envolvidos na recusar dos alimentos, mas isto é um assunto para outro artigo.

Os pais e os cuidadores não devem se sentir culpadas com a falta de apetite do bebê, é preciso ter paciência e persistência para formar o paladar de uma criança e nessa fase a paciência é a palavra principal.

Veja mais algumas dicas para passar por esse período com tranquilidade:

  • Mantenha sempre horários adequados para realizar as refeições;

  • Ofereça os mesmos alimentos várias vezes, mude o corte, e a preparação;

  • Evite distrações durante as refeições como televisão, celulares e jogos;

  • Deixe a criança tocar no alimento, assim ela vai conhecer o que comem também pelo tato.

Lembre-se que durante as refeições o momento deve ser de harmonia e não de conflitos.

Quer saber como oferecer lanches nutritivos ao seu filho?

Núbia Antunes

Núbia Antunes

Nutricionista infantil com o objetivo de contribuir para melhoria da a alimentação dos nossos pequenos.

Veja outras postagens!

Sem categoria

Lancheira Nutritiva

Volta ás aulas Com a volta ás aulas também volta a preocupação do que colocar na lancheira. O que a criança come está diretamente ligado

Leia Mais »
Sem categoria

Lanche Escolar

Lancheira saudável  A infância é um período de grande desenvolvimento e para garantir uma alimentação saudável com a ingestão adequada é necessário oferecer os nutrientes

Leia Mais »