Mãe calma, posso-te dizer que é normal! Não fiquei preocupada, faz parte do desenvolvimento da criança.
Muitas mães queixam que quando a criança completa 1 ano o apetite diminuí e a criança passa a não aceitar os alimentos como aceitava antes. O que acontece é que ao completar 12 meses a criança passa a se envolver no meio em que vive e a dar mais atenção a tudo ao seu redor e menor atenção ao alimento.
Outros fatores são: o ritmo de crescendo cai e assim o apetite também, além disso, a criança começa a ficar mais independente e com isso passa a ter mais autonomia em escolher o que vai comer ou não.
Essa fase se inicia após 1 ano pode se prolongar até por volta dos 3 anos de idade. Mas como saber se o pequeno está bem nutrido? Se a criança apresenta desenvolvimento adequado e brinca normalmente é porque está tudo bem com ela. Não precisa ficar ansiosa ou preocupada.
Nunca obrigue ou faça chantagem para a criança comer algo que ela não queira. Mas cuidado para não oferecer alimentos industrializados em substituição ás refeições.
É importante lembrar que cada criança deve ser avaliada por um nutricionista, pois pode haver outros fatores envolvidos na recusar dos alimentos, mas isto é um assunto para outro artigo.
Os pais e os cuidadores não devem se sentir culpadas com a falta de apetite do bebê, é preciso ter paciência e persistência para formar o paladar de uma criança e nessa fase a paciência é a palavra principal.
Veja mais algumas dicas para passar por esse período com tranquilidade:
- Mantenha sempre horários adequados para realizar as refeições;
- Ofereça os mesmos alimentos várias vezes, mude o corte, e a preparação;
- Evite distrações durante as refeições como televisão, celulares e jogos;
- Deixe a criança tocar no alimento, assim ela vai conhecer o que comem também pelo tato.
Lembre-se que durante as refeições o momento deve ser de harmonia e não de conflitos.
Quer saber como oferecer lanches nutritivos ao seu filho?